Cartazes na Parede

3
Desenrolemos o filme, cartaz na parede-, o prazer dos olhos. No terceiro longa-metragem de François Truffaut, um ménage à trois-, mas entre Jules e Jim há a apaixonante Cathérine. La marché des amis.


Sinopse
Paris, início do século XX. Jules (Oskar Werner), um judeu-alemão tímido, e Jim (Henri Serre), um francês extrovertido, se tornam grandes amigos. Eles têm muitos dos mesmos interesses, entretanto procuram alcançá-los de forma bastante diferenciada. Em uma viagem para uma ilha um pouco distante da Grécia, eles vêem uma estátua com um sorriso sem igual e quando voltam à Paris conhecem Catherine (Jeanne Moreau), que se parece com a escultura. Logo os três boêmios se tornam um trio inseparável e eles têm muitos momentos agradáveis em passeios de bicicletas ou idas à praia. Enquanto o cenário político mundial estremece com a possibilidade da Primeira Grande Guerra, eles estão determinados em aproveitar a vida ao máximo e viver para o momento. Jules se apaixona por Catherine e implora a Jim que a deixe cortejá-la e não interfira. Jim concorda, então o trio vai para o sul da França, onde eles tem primorosas férias. Jules propõe casamento a Catherine, que aceita. Um pouco depois de retornarem a Paris eclode a Primeira Guerra Mundial. Assim Catherine e Jules vão para à Alemanha e os dois homens combatem em lados opostos da guerra. Após o armistício, Jules encontra Jim e pede para ele ir visitá-los em sua casa, um chalé no Rhineland. Jules e Catherine têm uma filha de cinco anos, Sabine (Sabine Haudepin). Jim pode ver imediatamente que o matrimônio está em crise. Catherine fala de todos os seus amantes para Jim, mas Jules quer manter o casamento a todo o custo, apesar do caso dela com Albert (Boris Bassiak), um outro amigo. Quando Jules decide que se ele não pode ter Catherine o melhor amigo dele deve tê-la, ele dá a sua aprovação para eles terem uma ligação. Jules se divorcia de Catherine e assim ela e Jim podem se casar, mas após algum tempo Jules quer vê-la imediatamente. Jim tem que voltar a Paris para um negócio e acaba se reencontrando com Gilberte (Vanna Urbino), uma antiga amante. Isto afeta de forma profunda sua relação com Catherine, mas muitas coisas mais iriam acontecer.

Lançamento (França): 1962 Direção: François Truffaut Atores: Jeanne Moreau, Oskar Werner, Henri Serre, Vanna Urbino Duração: 104 min Gênero: Drama

3 comentários:

Felicidade Clandestina disse...

Preciso assistir Truffaut... acho que começarei com este :)

Breno Rodrigues de Paula disse...

Olá, esse é um bom começo, depois recomendo "Os Incompreendidos" e "Farenhait 451".

Antonio Abreu disse...

Sempre apreciei o cinema francês, principalmente o de gênero dramático. Porém há outros na mesma categoria, é o caso de " As Invasões Bárbaras". Gostei, e está nos favoritos. Um abraço.