Os Primeiros Tempos do Cinema

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No início era a imagem, o homem viu que era bom; depois, juntaram-se alguns fotogramas, que foram projetados em uma dada sequência, veio o movimento: nasce o Cinema. Se compararmos a história do Cinema com a história de outras expressões artísticas, sejam elas a Literatura, a Música, a Pintura,o seu surgimento e o desenvolvimento da sua linguagem não ultrapassaria mais do que 117 anos. Como marco cronológico, o Cinema tem a sua gênese no ano de 1895, com a invenção do cinematógrafo dos irmãos franceses Auguste Marie Louis Nicholas Lumière (1862-1954) e Louis Jean Lumière (1864-1948), que possibilitou, não só a captação de imagens, mas também a projeção de fotogramas.
O Cinema possui duas linhas principais de estudos: uma voltada para os elementos da sua própria linguagem (montagem, plano, sonoplastia, roteiro,etc), outra voltada para a história desta linguagem. No entanto, pegando a segunda linha, podemos dividir o primeiro período da história do Cinema em duas fases: a primeira (1895-1907) chamada de “Cinema documental” e a outra chamada de “Cinema ficcional” (1907-1915). Na primeira, o Cinema é apenas documental, enquanto que na segunda desenvolve a sua capacidade narrativa.
Na sua primeira fase, o Cinema possuía apenas um aspecto documental, servia somente como um documentador da realidade. A câmera era colocada paracaptar imagens frente a situações banais do cotidiano, tais como “A saída de trabalhadores da fábrica Lumière” (1895) ou “A chegada do trem a estação”(1895), primeiros filmes dos irmãos Lumière. Das situações do cotidiano, o Cinema passa a captar imagens de encenações de peças teatrais: uma câmera era colocada para captar as imagens a partir de um posicionamento na platéia, mostrando a visão que um espectador teria do espetáculo, mas, mesmo assim, seu caráter documental é mantido.
Outro aspecto desta primeira fase é a sua característica de exibição e de contato com o público, pois não havia salas apropriadas de projeção cinematográfica. O Cinema era mais uma das atrações de vaudeville (feiras de curiosidades), ao lado de exibições de todos os tipos: mágicos, acrobatas, freaks, curiosidades, etc; ou de exposições tecnológicas. Era visto como uma curiosidade, um elemento de espanto, por mostrar imagens em movimento. Os espectadores viam as projeções com espanto, tanto que é famosa a história da histeria causada pela exibição do filme “Achegada do trem a estação”, no qual o público se assustou, pensando que o treme ra real e vinha em direção a eles.
O Cinema é uma arte que depende de um desenvolvimento tecnológico, câmeras para captação de imagens, projetores, etc; e um aprimoramento técnico de sua linguagem, o que seria a técnica cinematográfica. A passagem do cinema estritamente documental para o cinema narrativo deu-se de forma gradual. No início, o filme era composto apenas por um único plano de conjunto, toda a ação era apreendida e se passava em um único enquadramento.
Com o aprimoramento da técnica cinematográfica, outros planos foram sendo criados e convencionalizados, tais como plano americano que mostra as personagens sendo enquadradas da cabeça até o joelho; o primeiro plano que é um enquadramento mais fechado do o plano americano, e o plano próximo, também chamado de close-up, que tem a função de destacar um objeto ou uma expressão dentro do universo da ação. Além dos planos, os movimentos de câmera em travelling e panorâmica, e o zoom-in e zoom-out, como também a pluralização dos ângulos de filmagem, juntamente com a montagem possibilitaram o surgimento do Cinema ficcional.
O Cinema na sua segunda fase deixa de ser apenas um mero documentador da realidade, desenvolve a capacidade narrativa, ou seja, a possibilidade de narrar histórias, abrindo uma nova e importante potencialidade artística. Oprimeiro artista a perceber esta potencialidade foi o francês George Méliès(1861-1938), que é considerado o primeiro cineasta da história a utilizar e a desenvolver o aspecto narrativo do cinema, com filmes que possuíam uma narrativa a partir dos elementos da própria linguagem cinematográfica.
Outro aspecto que caracteriza essa segunda fase é o surgimento e apropagação de espaços apropriados para a exibição cinematográfica, conhecidas como salas de exibição e de projeção. Com a popularização, veio o advento daquilo que será a “indústria cinematográfica” a partir do surgimento dos estúdios, que ajudaram a popularizar e a difundir o Cinema, uma arte então nova, que abria todo um novo campo de expressão artística.
O Cinema nasce documental e desenvolve a sua capacidade narrativa através de um processo lento e gradual de desenvolvimento de técnicas cinematográficas. Ao desenvolver a sua capacidade de narrar histórias a partir de elementos de uma linguagem própria, surge uma nova linguagem artística, dotada de toda uma potencialidade de expressão artística e de um grande impacto cultural ao longodos seus 117 anos: faça-se o Cinema.

Para ver: Ogaroto (Charles Chaplin, EUA, 1921)
Para ler: Asprincipais teorias do cinema (J. Dudley Andrew, Jorge Zahar editor, 2002)

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