
Treze, com apenas treze filmes o diretor estadunidense
Stanley Kubrick (1928-1999) conseguiu se destacar na história do Cinema como um dos maiores cineastas de todos os tempos, ao lado de nomes como:
Sergei Eisenstein (1898-1948),
Fritz Lang (1890-1976),
Federico Fellini (1920-1993),
Ingmar Bergman (1918-2007),
Jean-Luc Godard (1930-) e Wim Wenders (1945-). Kubrick será o grande homenageado na
37ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo deste ano, terá também uma exposição no MIS (Museu da Imagem e do Som ) de São Paulo.

Stanley Kubrick é um diretor de cinema único, singular; fez apenas treze filmes ao longo de quarenta e seis anos de carreira, de 1953, data do lançamento da sua primeira produção “
Medo e Desejo” até o seu último filme “
De Olhos Bem Fechados”, lançado no ano de sua morte, 1999. O interessante que cada filme é único dentro da filmografia do diretor, pois ele foi um dos poucos diretores da história do cinema a conseguir realizar obras a partir de diversos gêneros cinematográficos, passando pelo thriller, ficção científica, drama, guerra, drama histórico, comédia, terror, sendo, ainda, um grande “tradutor” de obras literárias para o cinema.
Na década de 1950, Kubrick faz a sua estréia na direção com “Medo e Desejo” (Fear and Desire), em 1953. O filme narra a história de soldados que tentam sobreviver atrás das linhas inimigas. O diretor sempre renegou e chegou a recolheu a cópia do filme, ficando fora de catálogo por muito tempo. Em 1955, Kubrick lança “A Morte Passou por Perto” (Killer's Kiss), sendo responsável ainda pela produção, montagem e fotografia. O filme é um thriller com uma trama centrada na relação do boxeador Davey Gordon com a dançarina Glória, que é namorada de um criminoso. A trama se desenvolve a partir do conflito amoroso e de poder.

No seu terceiro filme, lançado em 1956, Kubrick começa a desenvolver o seu estilo e a apresentar sua genialidade. “
O Grande Golpe” (
The Killing) pode ser caracterizado como um filme noir, narrando a tentativa de um grupo de bandidos de roubar um hipódromo. O destaque do filme é roteiro com o uso de uma cronologia não linear e o fato da história ser mostrada a partir de vários pontos de vistas, forma que inspirou inclusive
Quentin Tarantino (1963-) na produção “
Pulp Fiction: tempos de violência” (
Pulp Fiction, EUA, 1994). O quarto, e último filme da década de 1950, é “
Glória Feita de Sangue” (
Paths of Glory, 1957). Novamente, o diretor trabalha o drama em um contexto de guerra, neste caso da 1ª Guerra Mundial (1914-1918), sendo lembrando por ser uma obra pacifista e pela atuação de Kirk Douglas (1916-).

Na década de 1960, Kubrick tem o seu ápice criativo e a consolidação do seu prestígio. Com “
Spartacus” (1960) o diretor abre a sequência de cinco filmes, que serão o ápice de sua criatividade. Nele há a famosa cena da revolta dos escravos e a fala em coro: “Eu sou Espártaco” (
I’m Spartacus). Em 1962, Kubrick adapta “Lolita”, o romance homônimo do escritor
Vladimir Nabokov (1899-1977), que é o responsável pelo roteiro. Há a participação do ator
Peter Sellers (1925-1980), que será o grande destaque do filme “
Dr. Fantástico” (
Dr. Strangeloveor: How I Learnedto Stop Worryingand Love theBomb, 1964), sendo uma paródia da tensa relação entre Estados Unidos e União Soviética no contexto da Guerra Fria e da iminente guerra nuclear no período. O último filme da década influenciou não apenas
David Bowie, mas também os adeptos da teoria da conspiração, pois “
2001: Odisséia no Espaço” (
2001: A Space Odyssey, 1968) é um filme de ficção científica que trata do tema da exploração espacial.

A década de 1970 possui um filme, a grande obra prima, que poderia se encaixar nas produções da década anterior. “
Laranja Mecânica” (
A Clockwork Orange, 1971) é um dos dois filmes produzidos na década, o outro é “
Barry Lyndon” (1975). O primeiro é uma obra distópica futurista enquanto o segundo é um drama histórico. Kubrick trabalha os anos 70 olhando para o futuro e para o passado. A década de 1980 inicia-se com a produção “
O Iluminado” (
The Shining), baseada no livro homônimo do escritor
Stephen King (1947-), que disse não gostar da adaptação, contrariando a opinião de
Joey Tribbiani. Sete anos depois, em 1987, o diretor filma “
Nascido para Matar” (
Full Metal Jacket), que narra o treinamento e a incursão de soldados estadunidenses na Guerra do Vietnã. Do penúltimo ao último filme de Kubrick há uma pausa de doze anos. “
De Olhos bem Fechados” (
Eyes Wide Shut, 1999). No seu último filme o diretor trabalha as relações pessoais a partir da óptica de um casal, que vive um vazio existencial da sociedade burguesa.

São treze filmes. Uma filmografia curta em termos de quantidade, mas excelente em qualidade. A exposição, que ocorre no MIS (Museu da Imagem e Som) de São Paulo desde o dia 11 de outubro, reúne objetos de cena e figurinos de filmes de Stanley Kubrick. Ela é organizada pelo Museu Alemão do Cinema (
DeutschesFilmmuseum), pela viúva do cineasta, Christiane Kubrick, e pelo Arquivo Stanley Kubrick da Universidade de Artes de Londres. No dia 18 de outubro, a 37ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo faz uma retrospectiva de todos os filmes do diretor. Outubro é o mês do brumário e de Kubrick.
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