Cartazes de shows, que deveria ter ido...

0
por Breno Rodrigues de Paula
A banda estadunidense THE VELVET UNDERGROUND é, ao lado dos Beatles e de Bob Dylan, uma das principais influências da Música Serial Pop da segunda metade do século XX. A banda foi formada em 1965 por Lou Reed (vocal e guitarra), John Cale (guitarra e piano), Sterling Morrison (contra-baixo e guitarra) e Maureen Tucker (bateria), e logo foi "apadrinhada" pelo Artista-vanguardista Andy Warhol, que incorporou a atriz alemã Nico (Christa Päffgen) aos vocais da banda em 1966.
Neste show em 1966, na cidade de Chicago, marca o início das apresentações com Nico, já incorporada a banda. A atriz havia participado do filme La Dolce Vita (Itália, 1960) do cineasta italiano Federico Fellini, e figurava como uma artista de destaque no meio underground novaiorquino. No repertório foram executas músicas que estariam no famoso álbum "THE VELVET UNDERGROUND AND NICO", tais como "HEROIN", uma composição junk de Lou Reed; "FEMME FATALLE", com um vocal sedutor de Nico; a vanguardista "VENUS IN FURS"; como também "ALL TOMORROW'S PARTIES"; "RUN RUN RUN ".
Nico seria expulsa da banda em 1968, logo após Lou Reed ter demitido Warhol. Ela gravaria apenas um álbum THE VELVET UNDERGROUND AND NICO. Em seguida, o VU lançaria ainda mais quatro albuns WHITE LIGHT/WHITE HEAT (1968); THE VELVET UNDERGROUND (1969); LOADED (1970) e SQUEEZE (1973). O VU é uma referência e uma influência direta para vários gêneros que surgiram nos anos seguintes, como o Punk, o New Wave, o Gótico, o Indie, o Underground, dentre outros. Uma banda que contribuiu para o estatus de arte do rock.

0 comentários: