idéias contidas na tese significaram um avanço considerativo nos estudos da física e seus postulados apreenderam um corte epistemológico com os postulados anteriores, principalmente com os postulados relacionados à mecânica e à física gravitacional newtoniana, até então predominante. O estudo do movimento, da luz, do espaço e do tempo, ou melhor, do espaço – tempo centram como cerne dos postulados da teoria.
De acordo com a teoria da relatividade restrita, o espaço é quadridimensional. Existem três coordenadas do espaço e mais uma quarta, que é o tempo, formando o espaço – tempo. Ou seja, o espaço e o tempo têm uma relação intrínseca, de modo que a teoria da relatividade restrita: levou à idéia de espaço – tempo quadridimensional, realizando uma fusão do espaço e do tempo num contínuo quadridimensional com um tipo de geometria pseudoeuclidiana.
Para a teoria da relatividade restrita, um evento é algo que acontece num determinado ponto no espaço e no tempo. Pode-se especificá-lo através de quatro números ou coordenadas, sendo a escolha das mediadas arbitrárias. Deve-se pensar, portanto, nas quatro coordenadas de um evento como especificadoras de sua posição num espaço quadridimensional chamado espaço – tempo. Tem-se a longitude, a latitude, a altitude e o tempo.
A teoria da relatividade alterou a nossa concepção da estrutura fundamental do mundo, isto é, segundo Bertrand Russell, a origem tanto de sua dificuldade quanto de sua importância. Ela revolucionou nossos conceitos de espaço e de tempo, transformando-o em espaço – tempo, ao introduzir o tempo na quarta dimensão do espaço. Agora o espaço seria quadridimensional e a relação entre espaço e tempo seria intrínseca, um nunca mais se separaria do outro, até que a matéria escura os separem.
0 comentários:
Postar um comentário