“Deus está morto” ("Gott ist tot"), contrariando o famoso trecho do livro “Assim falou Zaratustra” (1883), do filósofo alemão Friedrich Nietzsche; Deus está vivo, mora em Bruxelas, capital da Bélgica, com a esposa e a filha Ea em um apartamento pequeno de três quartos mais dependências, como mostrado no filme ‘O novíssimo testamento’ (Le Tout Nouveau Testament, 2016), dirigido pelo cineasta belga Jaco van Dormael. A produção é uma comédia que dialoga com o universo bíblico propondo uma narrativa que recria um “novíssimo testamento”, já que o irmão mais velho de Ea, chamado de JC (Jesus Cristo), foi o centro do “novo testamento’.
“O novíssimo testamento” se inicia com uma voz off, a narradora afirma que “Deus existe, ele mora em Bruxelas”, que é seu pai. Em seguida há imagem do quadro a “Santa ceia”, de Leonardo Da Vinci, com dezoito apóstolos, os doze do “novo testamento”, mais os seis que participarão da escrita do “novíssimo testamento”. O enredo se desenvolve tendo a jovem Ea como centro, seus conflitos domésticos com o pai autoritário e controlador. Após uma briga, resolve ir para o “mundo dos humanos”, onde encontrará seis pessoas para serem seus apóstolos para escrever o “novíssimo testamento”. Mas, antes, resolve entrar no computador do pai, fonte da sua onisciência e onipotência, envia para todos os humanos as datas das suas respectivas mortes.
Inicia-se o “Êxodo”, após conversar com a estátua do irmão, Ea resolve fugir, entra na lavadora de roupas, rasteja por um túnel, chegando em Bruxelas, encontra Victor, um mendigo que será o responsável por escrever as palavras, histórias dos seis “novíssimos” apóstolos. A filha não concorda com a postura autoritária do pai, para ela, o patriarca da família procura algo para relaxar, esquecer dos problemas, teve a ideia de criar a humanidade, antes tentara povoar o mundo com galinhas, tigres, até mesmo avestruz, então resolve criar o homem a sua imagem e semelhança, criando Adão, depois Eva, que povoam o mundo, como mostrado no “Gênesis”.
Em Bruxelas, Ea inicia a sua jornada para encontrar os seis apóstolos. O primeiro evangelho é segundo Aurélie, uma moça solitária que perde o braço esquerdo em um acidente no metrô. Sua música interna é do compositor Handel. No segundo evangelho é de Jean-Claude, mas ele não estava em casa, ao saber da data da sua morte, resolve permanecer sentado em um banco do parque. Pensa ter gastado suas horas com um trabalho horrível com horas ruins. Sua música é de Rameau. Ao ser questionado por um pássaro do porque está no banco se pode caminhar, resolve voltar a ser um viajante. Nesse momento, Deus desce à terra, está entre os homens, é atacado por neonazistas, vai ao hospital cuidar dos ferimentos.
O terceiro evangelho é segundo “o maníaco sexual”. Marc é um homem de meia idade, ao saber da data e da iminência da sua morte, resolve tirar todo o dinheiro da poupança para gastar com sexo. Ele está em uma cabine de strip-tease quando é encontrado por Ea e Victor. Se apaixonara na infância pela filha do: alemão, da cabelereira, do padeiro, da vizinha. No entanto, é muito tímido com as mulheres. Sua música é de Purrol. Deus vai a uma igreja que atende refugiados, fala que é Deus, apanha, é agredido por um clérigo. O quarto evangelho é segundo “o assassino”. François que ser a “mão do destino”, amava a morte, funerais, atira em Aurélie, a bala atravessa o braço de silicone, não era hora ainda da sua morte. Se apaixonam. Sua música é de Schubert.
O quinto evangelho é segundo Martine, interpretada por Catherine Deneuve, uma mulher de terceira idade descontente com a vida e com o casamento. Além de fazer compras, se relaciona com jovens garotos de programa. Vai a um circo, sua música é circense, se apaixona por um gorila, larga do marido para ficar com o primata. Deus volta à lavanderia, tenta voltar por alguma máquina de lavar roupas, não consegue, acha a filha, ela caminha sobre as águas para escapar do pai, ele, ao tentar o mesmo, se afunda, se afoga. No sexto, e último evangelho, é segundo Willy, um garoto de aproximadamente dez anos que tem poucas semanas de vida. Tem saúde frágil, seu último desejo é ir à escola vestido de mulher, vai de vestido longo, vermelho. Sua música é de Charles Trenet. Ea o encontra, faz o milagre da multiplicação dos pães de presunto.
Por fim, há os cânticos, todos os outros cinco apóstolos, mais Ea e Victor, acompanham Willy à praia, local onde quer morrer. Deus é confundido com um imigrante, é deportado para o Uzbequistão. Em “O novíssimo testamento” Deus parece ter sido criado a partir da letra da música “Partido alto”, de Chico Buarque: “Deus é um cara gozador, adora brincadeira”. No filme, ele se diverte criando leis esdrúxulas como: “a fatia de pão com geleia sempre cai com a geleia para baixo”, “o telefone sempre toca quando se entra na banheira”, “a fila do lado, no supermercado, sempre anda mais rápido”, “se apaixonará sempre pela pessoa errada”. Ao final do filme, Deus está trabalhando em uma linha de montagem fabricando máquinas de lavar roupas no Uzbequistão. Assim, “o novíssimo testamento” foi escrito pelos, segundo os homens, com histórias demasiadas humanas, sendo mostrado em um filme.
Trailer
Trailer
0 comentários:
Postar um comentário