‘Mustang’ ou “As cinco graças”

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Deniz Gamze Ergüven é uma diretora de cinema que nasceu em Ankara, capital da Turquia, em 1978. No final da década de 1980 muda-se com a família para a França. Gradua-se na famosa escola La Fémis (École Nationale Supérieure des Métiers de l'Image et du Son), que forma profissionais em nível superior para atuarem na área de imagem e som, onde estudaram cineastas de renome como: Louis Malle, Alain Resnais, Theo Angelopoulos, Costa Gavras, Ruy Guerra e François Ozon. O filme “Mustang” (2015), no Brasil traduzido como “As cinco graças”, é o seu primeiro longa-metragem, inteiramente filmado na Turquia, falado em idioma e com atores turcos, mas com produção francesa. 

“Mustang” é um filme sobre cinco irmãs. Seus pais morreram em um acidente, são criadas pela avó (uma idosa rígida) com a ajuda do tio, Erol, a figura masculina da família. O enredo se inicia com Sonay, Selma, Ece, Nur e Lale saindo da escola, não querem retorna à casa, o dia está bonito; vão à praia, se divertem, brincam, há alguns rapazes. Quando retornam, a avó as reprime por estarem na praia com outros rapazes, a moral social e religiosa recrimina a atitude. Inicia-se o conflito que caracterizará todo o restante do enredo: de um lado as cinco irmãs buscando a liberdade, um autoconhecimento da vida, do corpo, das relações sociais; de outro a repressão religiosa e social. 

Recebem castigo físico, uma a uma, apanham da avó. A irmã mais nova, Lale, se revolta, questiona, fala que não havia nada de mais no contato com os rapazes, assim como não haveria com o contato com uma cadeira. Em seguida, são levadas para fazerem teste de virgindade, são confinadas no ambiente doméstico, segundo a avó, devem aprender a ser “boas esposas”, aprendendo a cozinhar, a ter “boas maneiras”. O estado de reclusão é contraposto com a união das cinco irmãs, com os seus corpos entrelaçados ao chão, ou mesmo com brincadeiras e jogos, que geram momentos de felicidade. Lale gosta de futebol, algo proibido para as mulheres, fogem de casa, vão ao estádio levar a irmã mais nova. 

O que se destaca no filme é a figura feminina, é uma obra sobre mulheres, dos dramas das mulheres que crescem em um contexto que as reprimem moralmente e socialmente. Seus desejos e impulsos de liberdade são reprimidos em nome de uma moral religiosa e social que não lhes pertencem mais, que não se encaixaria na nova dinâmica da sociedade. Devem reproduzir um comportamento que não querem, não desejam ser “boas esposas”, “boas cozinheiras”, submissas ao marido. Querem ser o que elas quiserem ser. Buscam a liberdade, a emancipação sem repressão dos instintos de prazer, da sensação de serem livres. 

O tema que se destaca na produção é a liberdade, a busca das cinco irmãs por esse estado. Seus cabelos longos estão sempre soltos, possuem olhar forte, algo que alude ao título original do filme ‘Mustang’, que tem a sua etimologia remetendo ao significado “sem dono”. As duas irmãs mais velhas, Sonay e Selma devem se casar, o casamento é “arranjado”, combinado entre as famílias. A primeira se casa com o jovem que ama, a segunda não. Ece teria o mesmo destino, deveria se casar, no entanto busca a sua liberdade tirando a própria vida. Permanecem as duas irmãs Nur e Lale na casa, resolvem fugir para Istambul, o que é feito no dia do casamento de Nur. 

O filme ‘Mustang’, de Deniz Gamze Ergüven, tem semelhanças com as produções ‘As virgens suicidas’ (The Virgin Suicides, 1999, EUA), de Sofia Coppola; e ‘Monika e o desejo’ (Sommaren med Monika, 1953, Suécia), de Ingmar Bergman. No filme de Coppola, o enredo gira em torno de cinco irmã, quando uma se suicida, as outras quatro irmãs seguem o mesmo caminho para fugirem de uma educação e rotina conservadora imposta pelos pais. No filme de Bergman, Monika busca a liberdade do corpo, do prazer, deixa a família, o emprego, fugindo com o namorado em um barco. Ela quer amar, se divertir, sentir prazer ao sol, no mar, ou com o namorado. O “princípio de prazer” guia as suas ações. 

Por fim, o conflito expresso no filme ‘Mustang - as cinco graças’, de Deniz Gamze Ergüven, é devido ao fato de que a sociedade e os valores sociais mudam, mas a moral e pequenos grupos de indivíduos têm mais dificuldades de aceitar as mudanças. Sonay, Selma, Ece, Nur e Lale são arautos da mudança, possuem uma “liberdade crônica”, que está na essência, no pensamento, na prática social delas. Para se libertar, Ece faz como “as virgens suicidas” do filme de Sofia Coppola, enquanto Nur e Lale seguem o exemplo de Monika na obra de Bergman, fugindo, buscando uma outra realidade mais livre e menos opressora. Deniz Gamze Ergüven em ‘Mustang’ mostra uma realidade feminina sob a ótica da mulher.

Trailer do filme:

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